Monovias

Soluções inteligentes para uma movimentação segura e eficiente.

MONOViAS

As monovias são estruturas metálicas retilíneas ou curvilíneas formadas por uma só viga nas quais deslocam-se as talhas manuais ou elétricas, normalmente são utilizadas para transferir cargas que exijam uma linha de processo contínuo, a carga de içamento da monovia é movimentada tridimensionalmente, limitada apenas pelo comprimento da monovia e pela altura de elevação.

As monovias podem ser fixadas diretamente em lajes, instaladas em consoles, vigas ou em estruturas metálicas autoportantes.

Pórticos Rolantes em Área de Escape BR-376 entre Santa Catarina e Paraná

A Arteris Litoral Sul inaugurou em 2019 a moderna área de escape em um trecho de forte declive da serra...

Pórtico para Fábrica de Aduelas do Metrô do Rio de Janeiro

Execução de pórticos para movimentação de aduelas no pátio da fábrica com características de projetos específicas de altura, vão e...

Conjunto de pórticos rolantes do complexo petroquímico do Rio de Janeiro

Conjunto de pórticos rolantes com capacidade de 10t. e 20t., com elevação de 22 metros, utilizados para a construção de...

Pórticos Rolantes em Ituango – Colômbia

Carro-guincho de 15t. e guincho fixo de 5t. de capacidade de carga e elevação de 230 metros. Instalado abaixo da...

Video Case – RAUMAK METAL

Descubra como a @raumakmetal, distribuidora de aço carbono, otimizou toda a sua logística interna de forma ágil, inteligente e com...

Carro-Guincho Giratório para Construção do Submarino Nuclear Brasileiro (Marinha)

CSM está presente no maior programa de capacitação industrial e tecnológico da indústria da defesa brasileira, o Programa de Submarinos...

A ESTRUTURA
da monovia

Estrutura metálica principal

A estrutura metálica da viga principal das monovias CSM são construídos com chapas metálicas ASTM A-36 ou perfis IW de aço ASTM A-572 e colunas metálicas em tubos redondos ou retangulares em material ASTM A 106B ou similar. A viga principal e a coluna da monovia são projetadas e calculadas para suportar os máximos esforços de flexão, cisalhamento e compressão. Estas vigas possuem reforços em toda a sua extensão, devidamente espaçados, com a finalidade de assegurar a rigidez da alma. 

Os batentes de borracha estão previstos nas extremidades da monovia garantindo as aproximações máximas da talha e são facilmente removíveis para manutenção ou troca. 

A alimentação elétrica do equipamento é realizada normalmente pelas extremidades da monovia ou no ponto central dependendo do comprimento da monovia. O equipamento contempla um sistema de alimentação para a talha elétrica através de cabos flexíveis festonado ou barramento blindado. 

Artigos e materiais

sobre monovias

Operação-Mais-Eficiente-Na-Movimentação-De-Cargas
O mercado de distribuição de aço e metal é uma ponte fundamental para o desenvolvimento...
Motivos para investir em máquinas brasileiras
A indústria de transformação brasileira é vasta e possuí diversos polos espalhados pelo país. São...
Otimizar capa
Otimizar a movimentação de cargas faz sua empresa produzir mais. Confira 7 dicas de como aplicar isso dentro da sua fábrica neste artigo!

Financie seu projeto