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Os pórticos são utilizados no içamento e translação de diferentes cargas e materiais.
Os pórticos rolantes são utilizados no içamento e translação de cargas diversas. Os pórticos rolantes se movem sobre trilhos montados sobre o piso de concreto, ou viga contínua, a carga de içamento do pórtico rolante é movimentada tridimensionalmente, limitada apenas pelo vão do equipamento, pelo comprimento do caminho de rolamento e pela altura de elevação. A vantagem dos pórticos rolantes frente as pontes é que não necessita de galpão, o equipamento está apto a trabalhar em ambientes abertos. Os pórticos rolantes viga simples utilizam talhas acopladas sob a viga, enquanto os de viga dupla utilizam carros-guincho posicionados sobre eles.
Os pórticos CSM possuem estrutura rígida com estabilidade ao tombamento assegurado tanto para as diversas condições de vento quanto para os efeitos dos movimentos horizontais, conta com freio nos acionamentos da translação devidamente calculados e trava de estacionamento para ancoragem do equipamento no caso do mesmo se encontrar fora de serviço.
Os pórticos rolantes viga simples utilizam talhas acopladas sob a viga, enquanto os de viga dupla utilizam carros-guincho posicionados sobre eles.
Os pórticos CSM possuem estrutura rígida com estabilidade ao tombamento assegurado tanto para as diversas condições de vento quanto para os efeitos dos movimentos horizontais, conta com freio nos acionamentos da translação devidamente calculados e trava de estacionamento para ancoragem do equipamento no caso do mesmo se encontrar fora de serviço.
Os pórticos rolantes CSM dispõem de recursos tecnológicos de operação simplificada que impactam positivamente na segurança e conforto dos operadores, velocidade dos processos fabris, redução do consumo de energia elétrica e baixos níveis de ruído no ambiente de trabalho. Os pórticos que trabalham em ambientes abertos possuem anemômetro que indica visualmente através da coluna luminosa a condição de operação do equipamento em situações climáticas adversas.
Fornecidos com inversores de frequência dedicados para a movimentação de cargas, possuem controle preciso da abertura e do fechamento do freio da elevação que evita o escorregamento de cargas suspensas e monitoramento do sobrepeso que impede o içamento e movimentação de cargas que excedam os limites de trabalho especificados para o sistema.
Controle remoto robusto e ergonômico permite ao operador escolher uma posição de trabalho adequada e segura com botões de fácil identificação de função e manuseio que possibilitam escolher em tempo real qualquer velocidade entre a mínima e a máxima do movimento acionado.
para a movimentação de cargas e
materiais na sua empresa
As pontes rolantes são utilizadas no içamento e translação de
diferentes tipos de cargas e materiais.
Estrutura metálica principal
A estrutura metálica da viga principal dos pórticos rolantes CSM pode ser construída com chapas estruturais ASTM A-36 ou perfis IW de aço ASTM A572. As vigas principais são projetadas e calculadas para suportar os máximos esforços de flexão, cisalhamento e torção. Estas vigas possuem reforços em toda a sua extensão, devidamente espaçados, com a finalidade de assegurar a rigidez da alma. As conexões entre as vigas, montantes e cabeceiras são realizadas por parafusos de alta resistência.
As colunas metálicas dos pórticos podem ser construídas com chapas estruturais ASTM A-36 ou tubos de aço estrutural. São dimensionadas a fim de suportar os esforços dinâmicos do equipamento com deflexão máxima de L/400.
Mecanismo de translação
São considerados como mecanismos de translação as cabeceiras, os blocos de rodas das cabeceiras do pórtico rolante. O perfil da cabeceira é calculado em conformidade com a norma ABNT NBR 8400 e fabricado com chapas de aço ASTM A-36. Reforços internos no perfil asseguram a estabilidade lateral e facilitam sua fabricação.
As rodas são fabricadas com material de aço carbono de alta resistência, oxicortadas, usinadas e temperadas. Estas são prensadas em eixos usinados de grande resistência, rigidez e acabamento final adequado o que garante o alinhamento das mesmas, condição indispensável para o correto funcionamento do equipamento. O diâmetro da roda é dimensionado de forma que a carga máxima não ultrapassa ao permitido pela norma NBR 8400. Todas as rodas têm abas duplas de segurança a fim de evitar o descarrilamento.
Em cada sentido do movimento do pórtico rolante estão previstos batentes. Os batentes de borracha estão previstos nas extremidades das cabeceiras ou truques e são facilmente removíveis para manutenção ou troca. Os batentes são calculados conforme NBR 8400, sendo capazes de absorver a energia cinética do equipamento (sem carga de serviço) a uma fração da velocidade de 0,7x a velocidade nominal do equipamento.
Os tipos de rolamentos utilizados no mecanismo de translação variam conforme o tipo e intensidade da solicitação dos esforços. O rolamento mais utilizado é do tipo de rolos autocompensadores, este rolamento tem como característica compensar pequenos desalinhamentos tanto da estrutura quanto do caminho de rolamento, além de entregar uma longa vida útil, muito acima do disposto pela norma NBR 8400.
Os motores elétricos são motores de indução, trifásicos, de corrente alternada. O grau de proteção IP atende à necessidade do ambiente requerida na aplicação, porém normalmente utilizasse IP 55, classe de isolamento F. Os motores são revestidos com pintura anticorrosiva e normalmente dotados de freios eletromagnéticos com torque de frenagem igual a 1,5x o torque nominal do motor. O motor elétrico é dimensionado de forma a atender o torque máximo necessário para provocar o movimento no caso mais desfavorável e uma potência suficiente para executar o serviço previsto sem aquecimento excessivo conforme ciclo de trabalho.
Os redutores são componentes de uso universal nas máquinas de levantamento, tem por função compatibilizar torque e rotações dos motores com as rotações das rodas e/ou outros movimentos. Normalmente utilizados redutores tipo rosca-sem-fim, planetários ou eixos-paralelos, possuem torque nominal superior ao torque máximo necessário para provocar o movimento e vida útil superior ao disposto na NBR 8400.
Os pórticos rolantes podem apresentar todos os movimentos do equipamento controlados por inversores de frequência. Desta forma, as partidas e paradas são suavizadas por rampas de aceleração e desaceleração. O controle dos movimentos é realizado por botoeira pendente ou controle remoto. As teclas possuem dois estágios que possibilitam ao operador selecionar qualquer velocidade entre a mínima e a máxima. Os componentes eletroeletrônicos de primeira linha são montados no painel de comando.
Pintura
A estrutura do pórtico é pintada na cor amarelo segurança 5Y8/12 e as rodas na cor laranja segurança 2,5YR6/14 conforme disposto na NBR 7195, possuem toda sua estrutura preparada com jateamento SA 2 ½ eliminando toda a ferrugem, carepa, poeira, óleo, graxa, respingos e qualquer outra substância prejudicial que possa interferir na aderência da tinta afetando a durabilidade do plano de pintura. O plano de pintura é realizado conforme a classificação do ambiente que leva em consideração o grau de corrosão ou agressividade no qual o equipamento estará exposto e a insolação caso houver.
Dispositivo para monitoramento da qualidade da energia fornecida para o equipamento
Ponto de alimentação adicional para instalação de acessórios no moitão
Iluminação externa no equipamento
Controle de sobrepeso de carga por célula de carga ou automação de inversor de frequência
Botoeira pendente (dependente ou independente da talha)
Controle remoto com botões duplo estágio de 2 até 12 movimentos ou tipo Joystick
Sensor anticolisão entre pontes, talhas ou carros guinchos para evitar colisões ou distância mínima de segurança
Sensor de fim de curso adicionais sob consulta
Sinalizações adicionais no equipamento e/ou porta do painel sob consulta;
Passarela de manutenção ao longo da viga principal
Escadas tipo marinheiro ou tipo Z
Linha de vida para movimentação de operadores com segurança durante inspeções ou manutenção quando não há passarelas ou plataformas
Cabine de comando para operador manusear o equipamento embarcado, sendo fixo na estrutura ou no carro guincho.
Alimentação do pórtico com enrolador de cabos elétrico ou mecânico.
Operação simultânea entre equipamentos (Exemplo: Tombamento de moldes)
Sincronismo de movimento entre talhas ou dispositivos (Exemplo: Montagem de precisão de aerogeradores)
Controle de velocidade em função da carga nominal.
Inclinômetro Eletromecânico para prevenção de içamento de cargas presas e/ou inclinadas
Outros acessórios disponíveis sob consulta